geral@garciaoliveira.com.br

(61) 9 9541 - 7986

Notícias

Assessoria de licitações e contratação com o poder público, como funciona, quais os benefícios?

O processo licitatório é um procedimento administrativo, previsto no artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, no qual a Administração Pública analisa e seleciona a proposta de contratação de serviços ou compras mais vantajosas e com melhor custo-benefício para o interesse público.

Esse processo administrativo preliminar à contratação, utilizado pelo poder público para efetuar a contratação de determinada obra ou serviço e realizar a compra de produtos e insumos necessários ao seu funcionamento, é composto de uma série de atos devidamente dispostos em lei e que devem ser observados pelas partes contratantes.

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 8.666/1993 – disciplina as regras gerais para contratar com a Administração, desde o lançamento do edital até a conclusão do contrato administrativo.

Essas regras variam de acordo com a modalidade e com o regime de contratação. As modalidades previstas pela legislação são a concorrência, tomada de preços, leilão, convite, concurso e pregão, este último regulamentado por lei específica – Lei nº 10.520/02.

Além disso, alguns regimes de contratação também possuem regras específicas, como é o caso do Regime Diferenciado de Contratações – RDC, instituído pela Lei nº 12.462/201, e o Sistema de Registro de Preço, regulamentado pelo Decreto nº 7.892/2013.

Assim, a empresa interessada em contratar com a administração pública precisa estar atenta às exigências legais para a formalização desta contratação, pois apesar de possuir interesse na licitação, nem sempre têm conhecimento jurídico necessário para a devida instrução do procedimento, o que pode levar à sua inabilitação ao certame ou a sua derrota na disputa, em razão da inobservância à legislação ou ao edital de licitação.

Na fase de lançamento do edital, a análise de todos os artigos e informações de habilitação são necessárias para que a empresa verifique a legalidade do certame licitatório e analise sua condição de permanecer na disputa e, também, a condição dos demais concorrentes. A partir desta análise, poderá, inclusive, impugnar o edital, pelo descumprimento legal na modalidade de contratação, quando ocorrer.

Ao chegar à etapa de formalização do contrato licitatório – após o edital e a disputa – é importante verificar se as cláusulas contratuais reproduzem aquilo que foi estabelecido no edital e na proposta vencedora, pois a inobservância dessa regra pode levar à anulação do certame, o pagamento de multa e até mesmo o impedimento da empresa em participar de novas licitações.

Do mesmo modo, durante a vigência do contrato administrativo, firmado entre administração pública e licitante, é preciso que a administração não tenha comportamentos abusivos ou com falhas na sua prestação de serviços.

Por isso, para assegurar que o procedimento licitatório será executado corretamente e para que a empresa não seja desclassificada do certame por pura ausência de compreensão legal, a ajuda de uma assessoria em licitação é fundamental.

É importante, então, que a empresa interessada em participar de uma disputa licitatória, conte com uma assessoria jurídica, especializada em direito administrativo e procedimentos licitatórios, em todas as fases da licitação.

Nós da  da Garcia & Oliveira contamos com uma equipe qualificada que pode auxiliar qualquer licitante em todas as etapas do procedimento licitatório. Para saber mais, entre em contato conosco.

Compartilhar

Ultimas Publicações

Categorias

Contato

(61) 9 9541 - 7986

(61) 3034 - 3413

geral@garciaoliveira.com.br

Endereço

SIA – Trecho 03, Lote 985, Bloco D, salas 104/107, Edifício Marina Office, Brasília – DF. Cep: 71200-030
© 2020 Garcia & Oliveira – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.